terça-feira, 24 de abril de 2012

André Brown participa do Salão da FNLIJ

André Brown e a professora Rosa Cuba Riche
André Brown
André Brown
No dia 21 de abril passado, aconteceu o evento “Clássicos da Literatura em Quadrinhos”, no Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) do Livro para Crianças e Jovens, em sua 14ª Edição.
A palestra foi realizada por Rosa Cuba Riche (professora de Língua Portuguesa e Literatura do CAp - UERJ) e André Brown (pedagogo e cartunista, professor da Faculdade de Educação da UERJ) que em sua conferência partiu da história dos quadrinhos adaptados de obras literárias desde o século XIX, passando pelos Classic Comicse Classics Illustrate dos norte americanos e as edições da EBAL de literatura adaptada para quadrinhos nas décadas de 40 e 50. Apontou o ressurgimento desta produção de literatura em quadrinhos no mercado editorial brasileiro a partir de 2006 por consequência dos editais do PNBE que estimula a criação de quadrinhos literários para distribuição nas bibliotecas escolares do Brasil.
Rosa Riche aprofundou o tema analizando a adaptação do romance “O Caçador de Pipas” de Khaled Hosseini para os quadrinhos, fazendo um paralelo entre as duas obras autônomas, literatura e quadrinhos, mostrando a transposição de linguagens e os usos de seus elementos para dar conta da narrativa e possibilidades de leitura.
Ao término da atividade participou da discussão o professor e ilustrador Rui de Oliveira (EBA / UFRJ), trazendo seu conhecimento sobre as especificidades de cada gênero das artes visuais como a ilustração, a pintura, os quadrinhos, a charge, o cartum e a caricatura, mostrando que cada um tem suas próprias características de linguagem.
O encontro foi um passo importante nos estudos das adaptações de textos literários para os quadrinhos, apontando caminhos para a criação de novas obras quadrinizadas e os usos delas na educação e formação de leitores.
Para nós do Caricatura Solidária é motivo de orgulho ver um de nossos componentes envolvido num momento histórico para o mercado editorial. Parabéns ao André Brown!

Nenhum comentário:

Postar um comentário